quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que é religião e milagres do cotidiano

Trabalho num parque e diariamente deixo o local carregando um pouco dele no meu carro: folhas secas, galhinhos que caem e ficam no capô, marcas de um esquilo que pensa que pensa que é Fred Astaire e sapateia sobre o veículo deixando risquinhos... hoje eu voltei com uma mariposa mortinha sobre o capô. Estava naquele estado de rigidez dos insetos que já passaram desta para melhor, toda esturricada e encolhida, presa no limpador de pára-brisa. Fez muito calor durante o dia e meu carro estava muito quente, apesar de ter ficado sob uma árvore. Trouxe a mariposa para casa. Sempre com pressa, esqueci de tirar o cadaverzinho do limpador. Saí de novo apressada, que hoje era dia de ir no Lar Espírita Cristão, aqui no Jardim de Lucca. A mariposa mortinha foi junto. Continuava lá de patinhas endurecidas e retorcidas.
Fiquei umas 3 horas lá no Lar. Já era noite e na hora em que entrei no carro, quem é que eu vejo "de pé", montada no limpador de pára-brisas, me aguardando? A dita cuja mariposa ! Estava toda pimpona como se nunca tivesse tido nem um desmaio. Desta vez ela foi agarrada ao limpador de pára-brisas. Quando cheguei no portão de casa ela viu as árvores e alçou vôo, feliz da vida. Eu acho que ela se fez de morta para não pagar a corrida! Olha, pode ser que bichos da espécie dela se façam de mortos para se protegerem, mas essa mariposa merecia um Oscar!
Falando em vida e morte, ouvi uma definição muito interessante de religião lá no Lar mesmo, tirada de um Dicionário Escolar da Língua Portuguesa de 1986 (11ª Edição): "Conjunto de Práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade" - achei lindo isso porque é muito mais abrangente e profundo. E bem melhor do que aquela noção batida de que religião é religar com Deus. Religar porque desligou? E alguém se desliga de Deus, do Universo, da Todo? Eu acho difícil.
Neste dicionário eles ainda dão sinônimos poéticos para religião: "crença viva", "escrúpulos" (ou seja, um sistema ético muito forte), "práticas relativas a coisas sagradas". Ou seja: o modo como você vive e trata todas as coisas que estão ao seu redor, porque tudo faz parte de um grande milagre. Transformar água em vinho é irado, mas pensar que um carvalho está contido em uma semente é algo que me dá muito mais em que pensar. Milagre é viver. E morrer. E tornar a nascer. Quase como a mariposa que caiu no meu carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário